TikTok enfrenta multa de €10 milhões na Itália por desafio 'Cicatriz Francesa'
Tio tok enfrenta mais uma multa dessa vez na Itália veja mais sobre o caso.
A Autoridade de Concorrência e Mercado da Itália (AGCM) impôs uma multa de €10 milhões ao TikTok por falhas na moderação de conteúdo, particularmente em relação a vídeos que mostram jovens realizando uma prática conhecida como "Cicatriz Francesa". A plataforma, que pertence ao grupo ByteDance, foi sancionada após uma investigação sobre preocupações de segurança algorítmica, que confirmou a responsabilidade do TikTok na disseminação de conteúdo "que pode ameaçar a segurança psicofísica dos usuários, especialmente se menores e vulneráveis".
O desafio "Cicatriz Francesa" envolve beliscar as bochechas com força suficiente para deixar uma marca duradoura. A AGCM criticou o TikTok por não implementar mecanismos adequados para monitorar o conteúdo publicado na plataforma e por não cumprir integralmente suas próprias diretrizes de plataforma, que prometem um espaço 'seguro' para os usuários.
Além disso, a autoridade destacou o papel do sistema de recomendação do TikTok na disseminação de conteúdo "potencialmente perigoso", apontando o incentivo da plataforma para aumentar o engajamento e o tempo de interação dos usuários para impulsionar a receita publicitária. O sistema alimenta os feeds 'Para Você' e 'Seguidos' do TikTok e é baseado, por padrão, no perfilamento algorítmico dos usuários, rastreando sua atividade digital para determinar que conteúdo mostrar a eles.
Essa multa surge em um momento em que a empresa enfrenta a ameaça de banimento em um de seus mercados mais importantes - os Estados Unidos. Recentemente, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um projeto de lei que exige que o TikTok separe seus ativos nos EUA de sua empresa-mãe ou enfrente um banimento no país.
Fonte:techcrunch