X lança recurso de chamadas que pode expor seu endereço IP

Saiba como o novo recurso de chamadas do X, o antigo Twitter, pode expor seu endereço IP e quais são os riscos de privacidade envolvidos.

Mar 5, 2024 - 15:34
Mar 6, 2024 - 22:23
 0
X lança recurso de chamadas que pode expor seu endereço IP
Imagem: rede social x editada por UOL

X novo nome do Twitter após a aquisição por Elon Musk, lançou na semana passada, um recurso de chamadas de áudio e vídeo que está ativado por padrão e que pode expor seu endereço IP para qualquer pessoa com quem você conversar. O recurso é confuso de configurar e não menciona nada sobre criptografia.

O recurso de chamadas está dentro da parte de Mensagens do aplicativo X onde um ícone de telefone aparece no canto superior direito tanto no iOS quanto no Android. Por padrão, as chamadas são ponto a ponto, o que significa que as duas pessoas em uma chamada compartilham os endereços IP de seus dispositivos, pois a chamada se conecta diretamente a eles. Isso acontece por design na maioria dos aplicativos de mensagens e chamadas como FaceTime, Facebook Messenger, Telegram, Signal e WhatsApp.

Em uma postagem na quarta-feira, a conta oficial de notícias do X escreveu: "chamadas de áudio e vídeo agora estão disponíveis para todos no X! quem você vai ligar primeiro?" O X escreveu. Nós olhamos a página oficial do centro de ajuda do X e fizemos testes do recurso para analisar como ele funciona e entender quais são os riscos associados a ele.

O endereço IP de uma pessoa não é muito sensível, mas esses identificadores online podem ser usados para inferir a localização e podem ser vinculados à atividade online de uma pessoa, o que pode ser perigoso para usuários de alto risco. Se você quiser ocultar seu endereço IP, pode ativar a opção "Privacidade aprimorada de chamadas" nas configurações de Mensagens do X. Ao ativar essa configuração, o X diz que a chamada "será encaminhada pela infraestrutura do X, e o endereço IP de qualquer parte que tenha essa configuração ativada será mascarado".

O X não menciona criptografia na página oficial do centro de ajuda, então as chamadas provavelmente não são criptografadas de ponta a ponta, permitindo que o X escute as conversas. Os aplicativos com criptografia de ponta a ponta, como Signal ou WhatsApp, impedem que qualquer pessoa além do chamador e do destinatário escutem, incluindo WhatsApp e Signal. Nós perguntamos ao e-mail de imprensa do X se há criptografia de ponta a ponta. A única resposta que recebemos foi: "Ocupado agora, por favor, volte mais tarde", a resposta automática padrão do X para consultas da mídia.

Fonte: TechCrunch

Felipe Conrrado Especialista em seo, redator do infobr escrevo conteúdo informativo, comprometido com a veracidade de cada artigo e notícia postada.