Ivete Sangalo apoia post que detonou Claudia Leitte após cantora trocar letra de música

A cantora deixou seu apoio em uma postagem no Instagram que criticou uma atitude de Claudia Leitte.

Dec 17, 2024 - 16:16
 0
Ivete Sangalo apoia post que detonou Claudia Leitte após cantora trocar letra de música

A cantora Ivete Sangalo deu sua opinião sobre a recente polêmica envolvendo a alteração da letra da música Caranguejo, interpretada por Claudia Leitte. O debate ganhou destaque quando Claudia trocou o verso original, que fazia referência à Iemanjá, para uma saudação a Yeshua, nome de Jesus em hebraico.

O caso gerou controvérsia nas redes sociais, especialmente no contexto das comemorações pelos 40 anos do Axé Music. Pedro Tourinho, secretário de Cultura e Turismo de Salvador, usou suas redes sociais para criticar a atitude, sem mencionar diretamente o nome de Claudia Leitte.

“Se é para celebrar os 40 anos do Axé Music, que seja para celebrar com respeito, fortalecendo seu fundamento, ajustando desequilíbrios, valorizando sua verdade, avançar caminhando pela frente”, disse Pedro Tourinho. Ele ainda alegou que não é possível “admitir desrespeito, apropriação e retrocesso, novamente”.

Secretário de Cultura criticou a cantora baiana

O secretário também destacou a gravidade da situação ao acusar a atitude de ser um ato de racismo. “Quando um artista que se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e a cultura, reverencia a percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha dinheiro com isso, mas, de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo, e é o surreal e explícito reforço do que houve de errado naquele tempo”, criticou Pedro Tourinho.

A crítica gerou intensa repercussão nas redes sociais e entre os muitos comentários, o de Ivete Sangalo chamou atenção. A artista resumiu sua opinião com um simples “Sim!”, acompanhado de emojis de aplausos, demonstrando seu apoio à fala do secretário.

Decisão da cantora dividiu os internautas

A mudança na letra de Caranguejo trouxe à tona debates sobre respeito às raízes culturais e religiosas da música baiana e do Axé Music. Na versão original, a música saúda Iemanjá com os versos “Joga flores no mar. Saudando a rainha Iemanjá”. Já na interpretação atual de Claudia Leitte, os versos foram substituídos por “Joga flores. Eu canto meu rei Yeshua”.

Nas redes sociais muitos apoiaram Claudia Leitte, mas outros foram a favor de Ivete Sangalo. Enquanto alguns defendem a liberdade artística, outros consideram que alterações em letras icônicas podem desvalorizar a essência e o significado histórico do Axé Music.