Anthropic lança Claude 3, superando o GPT-4 da OpenAI

Anthropic supera o GPT-4 da OpenAI com o lançamento do Claude 3, um avanço significativo na tecnologia GenAI. Saiba mais sobre este marco na IA.

Mar 4, 2024 - 18:49
 0
Anthropic lança Claude 3, superando o GPT-4 da OpenAI
Imagem: por infobr

Anthropic, uma startup de IA financiada por centenas de milhões em capital de risco, anunciou a mais recente versão de sua tecnologia GenAI, o Claude. A empresa afirma que seus novos modelos superam o GPT-4 da OpenAI em termos de desempenho.

O Claude 3, como é chamado o novo GenAI da Anthropic, é composto por uma família de modelos - Claude 3 Haiku, Claude 3 Sonnet e Claude 3 Opus, sendo o Opus o mais avançado. Todos eles demonstram "capacidades aumentadas" em análise e previsão, além de um desempenho superior em benchmarks específicos quando comparados a modelos como o GPT-4.

Notavelmente, o Claude 3 é o primeiro GenAI multimodal da Anthropic, o que significa que ele é capaz de analisar tanto texto quanto imagens. O Claude 3 pode processar fotos, gráficos e diagramas técnicos, extraídos de PDFs, apresentações de slides e outros tipos de documentos. Em uma melhoria significativa em relação a alguns concorrentes do GenAI, o Claude 3 pode analisar várias imagens em uma única solicitação (até um máximo de 20).

Contudo, existem limitações no processamento de imagens do Claude 3. A Anthropic optou por desativar a capacidade dos modelos de identificar pessoas, provavelmente por preocupações éticas e legais. Além disso, a empresa admite que o Claude 3 é propenso a cometer erros com imagens de "baixa qualidade" (menos de 200 pixels) e tem dificuldades com tarefas que envolvem raciocínio espacial (por exemplo, ler um relógio analógico) e contagem de objetos (o Claude 3 não pode fornecer contagens exatas de objetos em imagens).

Os clientes podem esperar que o Claude 3 siga instruções de várias etapas com mais precisão, produza saída estruturada em formatos como tabelas e converse em idiomas além do inglês, em comparação com seus predecessores. O Claude 3 também deve ser mais eficaz em recusar responder perguntas, graças a um "entendimento mais matizado das solicitações", de acordo com a Anthropic. Em breve, o Claude 3 também fornecerá a fonte de suas respostas para perguntas, permitindo que os usuários as verifiquem.

Segundo a Anthropic, em um artigo de suporte, "os usuários devem descobrir que podem obter os resultados desejados com prompts mais curtos e concisos".

Além disso, a Amazon anunciou que os modelos Claude 3 estarão disponíveis no Amazon Bedrock, ampliando a capacidade dos clientes de testar, construir e implantar aplicações de IA generativa em suas organizações.

Felipe Conrrado Especialista em seo, redator do infobr escrevo conteúdo informativo, comprometido com a veracidade de cada artigo e notícia postada.